LAG

Laboratório de 

Geomática Aplicada

LABORATÓRIO DE GEOMÁTICA APLICADA

LAG é a atual denominação do antigo Laboratório de Topografia que nasceu nos anos 1950 junto com a Escola de Engenharia do Ceará, após a implantação do Centro de Tecnologia nos anos 1970, continuou com a mesma denominação e passou a ser de responsabilidade do então Departamento de Estradas e Expressão Gráfica. Em 2005 passou a se chamar Laboratório de Geodésia e Topografia do Departamento de Engenharia de Transportes e em 2012 recebeu a atual denominação passando a se chamar Laboratório de Geomática Aplicada-LAG.

 

O LAG conta hoje com um Técnico em Geomática, cinco monitores (bolsistas do Programa de Iniciação à Docência-PID), dois bolsistas do Programa Capes Jovens Talentos da Ciência-PJTC, dois estagiários técnicos em Edificações e um estagiário técnico em Informática. 

 

Atende aos alunos de graduação dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Arquitetura e Urbanismo, Geografia e Geologia e aos alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes-PETRAN. Possui equipamentos e acessórios Topográficos, Geodésicos e Computacionais que possibilitam a realização de experimentos em campo e aulas práticas que complementam o ensino da Topografia das Geotecnologias Aplicadas.

 

O corpo docente vinculado ao LAG, além da Topografia e Geodésia, atua na Área de Geoprocessamento, dando suporte a diversos projetos onde é imprescindível a realização de mapeamentos e a sistematização de bancos de dados geográficos, destinados à compreensão de fenômenos cuja componente espacial é fundamental à sua análise. Participou por exemplo do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental da Refinaria Premium II, com apoio da PETROBRAS.

 

Atua ainda com apoio do Ministério das Cidades no Projeto de Cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização no Município de Caucaia-CE, que visa mapear o potencial de ocupação do território municipal, sob o ponto de vista do risco geotécnico (deslizamentos, alagamentos, erosão e outros).

Geomática é a área do conhecimento humano que engloba as várias ciências e técnicas de mensuração associadas à organização em bancos de dados espaciais, bem como do seu gerenciamento para uso em aplicativos computacionais de projetos e de informações geográficas.

 

Como parte de suas atribuições, o Engenheiro Civil, o Engenheiro Ambiental, o Arquiteto e Urbanista, o Geólogo ou o Geógrafo deparam-se, em muitos casos, com situações nas quais necessitam determinar posições relativas de pontos sobre a superfície terrestre ou próximo dela, além disso, necessitam representar esses pontos através de plantas, cartas, mapas, modelos digitais, perfis e outros tipos de representação gráfica. Muitos fenômenos de estudo e problemas de campo desses profissionais envolvem dados cuja componente fundamental é a posição (um dado espacial). Assim, obter, tratar, compatibilizar, analisar e representar dados espaciais em diferentes fontes e formatos, geralmente implementando e/ou populando banco de dados relacionais com a finalidade de modelar e compreender um determinado fenômeno, geralmente objetivando opoiar um processo de tomada de decisão....esse é ramo da ciência que denominamos ​GEOMÁTICA APLICADA.

HISTÓRICO

Joaquim Barroso
Técnico até 07/2014

LAG

Laboratório de 

Geomática Aplicada

Centro de Tecnologia - Universidade Federal do Ceará
Campus do Pici - Bloco 717/708

 60455-760 Fortaleza CE
Fone/Fax: (85) 3366-9654

© 2016 por Uchôa