GTTEMA

Grupo de Pesquisa em  Transportes, Trânsito

e Meio Ambiente

GRUPO DE PESQUISA EM TRANSPORTE, TRÁFEGO E MEIO AMBIENTE

Grupo de Pesquisa em Transporte, Trânsito e Meio Ambiente (GTTEMA): implantado em 1998, o grupo contou em 2006 com 6 doutores, 1 mestre em doutoramento, 6 mestres (4 dos quais egressos do PETRAN), 18 alunos do PETRAN, além de 8 bolsistas de IC.

 

Com infraestrutura física instalada numa área de 120m2 no DET e equipamentos em operação que somam mais de R$ 100.000,00, o grupo vem atuando nas linhas de “gerência e controle do tráfego urbano” e “planejamento e operação de sistemas de transportes públicos”, com foco direcionado para o transporte de passageiros.

 

A partir de 2005, com a incorporação de dois novos doutores, o GTTEMA passou a atuar também na linha de “transporte de carga e logística”. Destaque para a participação do grupo nos últimos anos em 3 projetos do CT-Transportes, sendo responsável pela coordenação de um deles, a RedeTRÁFEGO, primeiro projeto de pesquisa cooperativa nacional na área de tráfego urbano, constituída por pesquisadores de 7 universidades (2 do NE, 2 do SE, 2 do Sul, além da UnB).

 

Com o aporte de recursos de capital advindos dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no triênio 2004/2005/2006, foi possível consolidar a infra-estrutura física e laboratorial do grupo, que passou por uma reforma da sua área de trabalho (novas salas de projetos e biblioteca setorial), além da aquisição de 16 novos computadores, 2 laptops, câmeras digitais, palmtops, equipamentos de projeção, livros, dentre outros. No âmbito internacional, o grupo vem consolidando uma parceria acadêmica com o grupo de transporte urbano do IST/Lisboa, além de ter enviado 2 alunos para cursar doutorado na University of Tennessee, Knoxville, buscando reativar antigas parcerias nas áreas de simulação de tráfego e aplicações de SIG e Análise Espacial em Transportes.

 

O corpo docente vinculado ao GTTEMA tem um longo histórico de envolvimento em projetos de extensão e cursos de aperfeiçoamento/especialização, tendo estabelecido ao longo dos últimos 10 anos fortes parcerias com órgãos públicos estaduais e municipais. Dentre estas experiências, merece destaque o trabalho de especificação, programação, acompanhamento da implantação e avaliação do Sistema Centralizado de Controle de Tráfego de Fortaleza – CTAFOR, que teve início em 1996 e se estende até hoje, com uma seqüência de convênios assinados com o DETRAN-CE, ETTUSA e AMC. O Centro de Controle do CTAFOR, implantado em 2001, tem funcionado como um verdadeiro laboratório do GTTEMA, no qual já foram desenvolvidas 12 dissertações de mestrado (com mais 2 em andamento), 13 projetos de graduação em Engenharia Civil e 16 trabalhos de iniciação científica. Nos últimos 6 anos, o corpo técnico responsável pela gerência do trânsito de Fortaleza passou por um forte processo de renovação, tendo atualmente mais de 80% dos profissionais do órgão de trânsito passado pelas salas de aula do PETRAN.

 

Já na área de transporte público, o GTTEMA assinou em 2005 um contrato de dois anos com o DERT para coordenar o processo de elaboração do Plano Diretor e Operacional do Transporte Intermunicipal de Passageiros do Estado do Ceará, que permitiu a agregação de 6 consultores locais, mestres em engenharia de transportes, egressos do PETRAN (2 deles professores do CEFET-CE), além de 3 alunos do PETRAN e 8 alunos de graduação como bolsistas estagiários do projeto. Vale também destacar que no período entre 1995-2006, 71 alunos, bolsistas e professores do GTTEMA cursaram pós-graduação stricto-sensu (mestrado e doutorado) no PETRAN e nas mais diversas instituições de pesquisa nacionais e estrangeiras, caracterizando a dedicação e o sucesso do grupo na formação de recursos humanos em Transportes.

GTTEMA

Grupo de Pesquisa em  Transportes, Trânsito

e Meio Ambiente

Centro de Tecnologia - Universidade Federal do Ceará
Campus do Pici - Bloco 703 - 60440-900 Fortaleza CE
Fone/Fax: (85) 3366-9488 r. 215 

© 2016 por Uchôa.
Criado com Wix.com