PROJETOS E AÇÕES DE EXTENSÃO

Atualmente, O DET conta com quatro laboratórios que apoiam tanto o ensino de graduação quanto de pós-gradaução: LAG, LMP, GTTEMA e LRI. São espaços destinados à experimentação física ou computacional que enriquecem e complementam o aprendizado de nossos alunos, e que que para além do caráter de ensino, tem um forte componente integrador nos diferentes níveis em que o DET atua: Graduação, Mestrado e Doutorado. Cada laboratório tem um sítio específico, nos quais é detalhada a atuação de cada um.

 

Prof. Verônica Castelo Branco

Modalidade da Ação de Extensão

Convênio de Cooperação Técnica Visando o Intercâmbio de Conhecimentos entre DET/TCE com o Intuito de Fiscalizar a Qualidade dos Revestimentos Asfálticos Aplicados nas Rodovias Cearenses.

 

O presente projeto foi elaborado com base no estabelecimento de uma cooperação técnico-científica entre o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) e o Laboratório de Mecânica dos Pavimentos (LMP), vinculado ao Departamento de Engenharia de Transportes (DET) do Centro de Tecnologia da UFC. O objetivo central do projeto é realizar um intercâmbio de conhecimentos técnicos sobre revestimentos asfálticos, a fim de aperfeiçoar os recursos humanos envolvidos no convênio, de forma que o TCE-CE possa fiscalizar a boa aplicação dos recursos públicos estaduais e, consequentemente, a qualidade das rodovias cearenses. A importância do projeto de extensão está na necessidade de cooperação técnica entre o órgão responsável por fiscalizar e julgar a boa e regular aplicação dos recursos públicos estaduais e a Universidade, visando a 

transferência de conhecimentos que possibilite a realização de ensaios técnicos e estudos com a finalidade de fiscalizar os revestimentos asfálticos executados com recursos públicos estaduais. Além disso, o projeto promoverá o aperfeiçoamento acadêmico e tecnológico dos recursos humanos envolvidos no processo.

Espera-se que a metodologia proposta auxilie no futuro breve o TCE-CE na tarefa de fiscalizar os revestimentos asfálticos cearenses, oferecendo à comunidade um pavimento asfáltico com qualidade e com custos adequados ao objeto contratado.

 

Prof. Nadja Dutra Montenegro

Modalidade da Ação de Extensão

Diagnóstico das Questões de Acessibilidade das Edificações Públicas dos Governo do Estado do Ceará com a pereparação de Guia de Orientação

 

DET

Departamento de

Engenharia de Transportes

Centro de Tecnologia-UFC

Campus do Pici, Bloco 703

Fortaleza-Ce . CEP 60440-900

secretaria@det.ufc.br

© 2018 por Uchôa