top of page

Grupos e núcleos de Pesquisa

Atualmente, O PETRAN conta com três grupos de pesquisa: GTTEMA, LMP e LRI, nos quais se desenvolve a maioria dos projetos de pesquisa e extensão com atuação dos pesquisadores  e de bolsistas de graduação e pós-graduação, para saber mais sobre cada um, clique sobre eles. Além disso, há ainda oTRAMA, que é um núcleo de Transportes e meio Ambiente ligado ao GTTEMA.

PETRAN - Graduate Program in Transport Engineering is linked to the Department of Transport Engineering - DET, of the Federal University of Ceará - UFC, being one of the 10 departments that make up its Technology Center - CT. The CT / UFC. PETRAN's masters and doctoral classes are formed, preferably, by full-time students, divided into the areas of concentration of Transport Infrastructure and Planning and Operation of Transport Systems. The academic background of the candidates is not restricted to the field of Engineering, being able to participate in the selection of professionals graduated in related areas such as Economics, Administration, Architecture and Urbanism, Geography, among others. Over the past few years, PETRAN has consolidated itself as an important regional center for teaching and research, with its students and teachers reaching prominence in the national transport community. Most of the activities of these professionals are concentrated in the Pavement Mechanics Laboratory - LMP, in the Transport, Traffic and Environment Research Group - GTTEMA and in the Logistics and Infrastructure Networks Group. To learn more, click here!

Grupo de Pesquisa em Transporte, Trânsito e Meio Ambiente

O Grupo de Pesquisa em Transporte, Trânsito e Meio Ambiente (GTTEMA) possui infraestrutura física instalada numa área de 120m2 no DET e equipamentos em operação que somam mais de R$ 100.000,00, o grupo vem atuando nas linhas de “gerência e controle do tráfego urbano” e “planejamento e operação de sistemas de transportes públicos”, com foco direcionado para o transporte de passageiros e de carga urbana. Possui o envolvimento de alunos de graduação, bolsitas de pesquisa, extensão ou iniciação científica. Conta ainda com alunos de Mestrado e Doutorado do PETRAN. Possui atualmente seis professores pesquisadores atuando mais fortemente e ressalte-se que o GTTEMA tem sido um grupo de pesquisa que se destaca pela formação de recursos humanos tanto na área de planejamento quanto operação de sistemas de transportes. Para Obter maiores detalhes CLIQUE AQUI!

Laboratório de Mecânica dos Pavimentos - LMP

O Grupo de Pesquisa do Laboratório de Mecânica dos Pavimentos do Departamento de Engenharia de Transportes (DET) da UFC tem procurado responder às demandas do poder público e entidades comunitárias e empresariais no que tange ao estudo e resolução da problemática regional do setor de pavimentação. O objetivo do Grupo é fornecer uma base sólida de conhecimento na análise estrutural dos pavimentos e na caracterização e desenvolvimento de materiais de pavimentação. Visando se consolidar como o principal núcleo de pesquisa e formação de recursos humanos em tecnologia de pavimentos e materiais asfálticos nas regiões Norte e Nordeste, o Grupo vem desenvolvendo importantes parcerias com os órgãos rodoviários (federal, estadual e municipal), com outros grupos de pesquisa nacionais e internacionais, e empresas ligadas à cadeia produtiva da pavimentação asfáltica. O LMP/UFC lidera hoje a REDE ASFALTO N/NE que é composta de 10 universidades em 9 estados do N/NE. A referida REDE vem atuando conjuntamente com o Centro de Excelência em Asfalto (CEASF) da PETROBRAS em diversas ações e projetos de pesquisa, principalmente no âmbito do CTPETRO, na área de pavimentação asfáltica.. Para Obter maiores detalhes CLIQUE AQUI!

Logística e Redes de Infraestrutura

O Grupo de Logística e Redes de Infraestruturas (LRI) da Universidade Federal do Ceará (UFC) está cadastrado no Diretório Lattes de pesquisa do CNPq, certificado pela UFC, tendo como origem o Núcleo de Pesquisa em Logística, Transportes e Desenvolvimento (NUPELTD/UFC) em 1997.

A partir de 2000 o NUPELTD contribuiu para a formação de Mestres junto ao Programa de Mestrado em Engenharia de Transportes (PETRAN/UFC) com várias publicações de Dissertações e trabalhos científicos. Em 2002, pesquisadores deste grupo começaram a fazer parte da Rede Norte-Nordeste de Gás Natural (RECOGÁS) desenvolvendo projeto na área de Gás Natural.

A criação do Mestrado em Gestão Logística (GES-LOG/UFC), em 2004 e a sua aprovação pela CAPES em 2006, contribuiu para a formação do Grupo de Pesquisa LRI/UFC originário do NUPELTD/UFC.  CLIQUE AQUI!

Início: Notícias
IMG_20200804_080651425_edited.jpg

"Ser poeta é muito bom porque eu não tenho nenhuma obrigação de veracidade. Eu posso mentir à vontade, cientista é que não pode." Ariano Suassuna

Início: Citação
Início: Video

Todos os vídeos

Todos os vídeos

Todos os vídeos
Buscar vídeo...
Categorias
Categorias
Education
Gaming
People & Blogs
Science & Technology
Programa Cientista Chefe de Infraestrutura do Estado do Ceará

Programa Cientista Chefe de Infraestrutura do Estado do Ceará

00:00
Reproduzir vídeo
Modelagem da Fluidez do Tráfego Multimodal

Modelagem da Fluidez do Tráfego Multimodal

00:00
Reproduzir vídeo
Modelagem do Desempenho da Segurança Viária

Modelagem do Desempenho da Segurança Viária

00:00
Reproduzir vídeo
Avanço das pesquisas em Pavimentos Alternativos no Estado do Ceará

Avanço das pesquisas em Pavimentos Alternativos no Estado do Ceará

00:12
Reproduzir vídeo
Não há eventos futuros no momento
Início: Events
Início: Instagram
Início: Entre em contato

ENTRE EM CONTATO

Centro de Tecnologia - Universidade Federal do Ceará
Campus do Pici - Bloco 703 - 60440-900 Fortaleza CE

+558533669488 ramal 218

Fax: +558533669488 ramal 200

Obrigado pelo envio!

download.png