IMG_20190621_055929408.jpg
 
 

SOBRE NÓS

Somos o único programa de pós-graduação em Engenharia de Transportes das Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Desde o ano 2000 ofertando o programa de Mestrado, passamos a ofertar também o programa de Doutorado a partir de 2011. São duas áreas de Concentração: Infraestrutura de Transportes e Planejamento/Operação de Sistemas de Transportes. Cada área conta com três linhas de pesquisa, cada linha conta om diversos projetos de pesquisa coordenados pelos professores do PETRAN e onde atuam e se encaixam as diversas pesquisas conduzidas no âmbito do PETRAN. Contamos atualmente com 12 professores, sendo 10 permanentes e 2 colaboradores. As pesquisas desenvolvidas ocorrem a partir de três grupos de Pesquisa: GTTEMA, LMP e LRI. Pertencemos à subárea Engenharias I e recebemos nota 5 na última avaliação da CAPES.

alunos petran_edited.jpg

ACONTECE NO PETRAN

 
mini_cv_live_2_veronica_9b966c01de07f17_edited.png

UFC lidera aprovações no Edital Mulheres na Ciência, da FUNCAP, com 22 pesquisadoras contempladas

A Universidade Federal do Ceará foi a instituição de ensino superior cearense que mais teve propostas aprovadas no Edital Mulheres na Ciência, totalizando 22 projetos contemplados. Iniciativa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico... A prof. Verônica Castelo Branco, do PETRAN/DET/CT foi uma das contempladas..saiba mais aqui!

Sistema-de-Imageamento-Terrestre-para-Cadastro-de-Rodovias.jpg

O sistema possibilita a integração dos seguintes componentes:

  • Sistema de Imageamento Esférico marca Teledyne FLIR, modelo Ladybug5, com 6 câmeras de 5MP, gerando uma imagem panorâmica RGB com 30MP.

  • Sistema de Imageamento do pavimento marca Teledyne FLIR, modelo BlackFly S, com 12 MP, gerando ortofotos com 4×4 metros e GSD de 1mm.

  • Sistema de Navegação Inercial marca Applanix, modelo POS LV 510.

  • Laser Scanner marca Faro, modelo Focus 3D, com possibilidade de medição de 976.000 pontos/segundo.

  • Odômetro marca Veeder Root, modelo B58, com 1000 pulsos por volta.

  • Sensores opcionais: perfilômetros, câmeras industriais de alta-resolução e outros. (by Engefoto)

Saiba mais Aqui!

INCT-INFRA.jpg
REDE INTERNACIONAL DA UFC, DO PETRAN E DO INCT-Infra

No fim de abril de 2022, os discentes do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes (PETRAN) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Carlos David Melo (doutorado) e Otávio Gomes (mestrado), obtiveram os seus vistos J1 norte-americanos para uma temporada de 3 meses nos Estados Unidos. Foi mais um importante passo na jornada dos alunos, de Crateús (onde David é Professor efetivo da UFC) e Morada Nova (onde Otávio desenvolveu seu TCC pelo IFCE), que estarão em Nova York entre os dias 13 de maio e 20 de agosto de 2022. Os estudantes do PETRAN desenvolverão parte de suas pesquisas na New York University (NYU) Tandon School of Engineering, sob a supervisão do Professor Cláudio Silva nessa universidade, em cooperação com o orientador na UFC, o Professor Jorge Soares do PETRAN e Cientista Chefe de Infraestrutura Viária do Estado do Ceará. Participam ainda da pesquisa os Professores Evandro Parente (PEC/UFC) e Juceline Bastos (IFCE), que integram o INCT-Infra. A pesquisa trata de corpos de prova (CPs) de misturas asfálticas virtuais e, na NYU, os alunos buscarão aprimorar um sistema de produção e análise tridimensional de CPs virtuais com agregados geometricamente representados. É a rede internacional da UFC, do PETRAN e do INCT-Infra sendo expandida em alto nível, complementando a formação dos nossos jovens pesquisadores.

to de volta.png

Os documentos orientadores que ora compartilhamos dotarão de segurança e organização o retorno, que trará inúmeros benefícios para a aprendizagem, a socialização e o cumprimento da missão institucional desta Casa. Sigamos nos cuidando e cuidando uns dos outros.

 
IMG_20200804_080651425_edited.jpg

"Que a dor não me seja indiferente
Que a morte não me encontre um dia
Solitário, sem ter feito o que eu queria"

Beth carvalho/Mercedes Sosa

León Gieco / Raul Ellwanger